Lar
Responsabilidade social
Historial

A partir de 1977 o velho Hospital transformou-se em Lar para a Terceira Idade, o primeiro que viria a existir e a trabalhar em cooperação, também com aquele Centro, mantendo-se esta valência no mesmo local até Agosto de 2002.

A Santa Casa da Misericórdia, em 1992, comprou um terreno no Bairro da Senhora da Luz e após o lançamento da primeira pedra em Julho de 2000 e já estar a funcionar desde Agosto de 2002, mas inaugurou as suas novas instalações para o lar de idosos, no dia 11 de Janeiro de 2003, dia em que se comemora o feriado municipal, com a presença da secretária de Estado da Segurança Social, Maria Margarida Corrêa de Aguiar, do secretário de Estado Adjunto do Ministro da Presidência, Feliciano Barreiras Duarte, do Governador Civil de Leiria, José Leitão, para além do presidente da Câmara Municipal de Óbidos, Telmo Faria, vereadores, presidentes de Juntas, representantes da Segurança Social de Leiria, da União das Misericórdias de diversas instituições concelhias e populares. O bispo auxiliar do Patriarcado de Lisboa, D. Manuel Clemente, que procedeu à bênção do edifício, em conjunto com o pároco obidense José Luís e ainda se encontravam presentes os padres Venâncio e Fialho. É uma obra do arquitecto Mendes Duarte e a obra esteva a cargo da empresa André & Brás, Lda.

A Santa Casa da Misericórdia da Vila de Óbidos é uma das instituições de maior peso no concelho, com uma obra social imensa ao longo dos seus quase 500 anos de história. No presente, em termos de valências para apoio a idosos, a instituição conta com o Lar no Bairro da Senhora da Luz, onde se registam 52 utentes, a que se juntam mais quase quatro dezenas em Apoio Domiciliário, junto dos quais a Santa Casa presta quatro tipos de serviços distintos: alimentação, higiene e conforto, limpeza do domicílio e tratamento de roupa, a que se somam mais de meia centena de postos de trabalho que assegura, entre os quais, uma Directora de Serviços, uma Directora Técnica e um Encarregado Geral. Estes tentam ultrapassar todas as dificuldades com a sua imaginação e o seu trabalho, formando uma equipa técnica da Santa Casa, conseguindo superar os sempre insuficientes recursos, mantendo os idosos entretidos, permanentemente, em actividades agradáveis que vão dos passeios e intercâmbios com outras instituições, essencialmente Santas Casas.

Jardim
Camas
Refeitório
Documentos